6.5.08

SMAM 2008

A SMAM 2008 vai ter o slogan, escolhido pelos movimentos sociais que protagonizam a SMAM:

quando o assunto é amamentar, apoio em primeiro lugar!

Mas o que significa SMAM e por que se comemora a SMAM?

Significa "Semana Mundial da Amamentação". A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da WABA, concebida em 1992 com o objetivo de promover, proteger e apoior o aleitamento materno.

Introduzida no Brasil em em 1993 por Denise Arcoverde, fundadora do saudoso grupo Origem, ela teve tamanho sucesso que em somente quatro anos passou a ser comemorada em quase 5000 municípios.

Mas o quê é WABA?
WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) é uma rede mundial que reúne pessoas, instituições e outras redes que trabalham em prol da amamentação. A WABA é como um grande "guarda-chuva" que abriga todos os que atuam nas mais diversas áreas: grupos de apoio às mães, grupos de mães, profissionais de saúde, defensores do Código Internacional para Comercialização de Alimentos para Lactentes, entre outros.

Por que a SMAM se comemora todos os anos na primeira semana de agosto?

Porque na primeira semana de agosto foi elaborada e assinada, em 1990, a DECLARAÇÃO DE INNOCENTI por um grupo de alto nível de formuladores de políticas de saúde de governos (Florença -Itália).
A declaração reflete o ponto de vista manifestado por representantes governamentais de ter implementado até 2005 um programa nacional de aleitamento materno reconhecendo o leite mmaterno como alimento ideal para o desenvolvimento do bebê. O Brasil participou e assinou a declaração. Mais informações sobre a Declaração dos Innocenti no site: http://www.unicef.org/programme/breastfeeding/innocenti.htm


Visite também: http://www.waba.org.my/

Um comentário:

Priscila Cavalcanti disse...

Bacana. Gostei da informação.